Olá pessoal!
Temos conversado bastante com os novos ciclistas da mobilidade, ciclistas iniciantes de MTB e até alguns mais experientes aqui neste espaço sobre melhores práticas ao pedalar e dicas importantes sobre sua bike. Hoje, vamos falar sobre algo que parece simples (e é!). Porém, é algo superimportante na hora de pedalar: seja para dar uma volta na esquina, ir ao trabalho, etc. Vamos falar sobre FREIOS!
A primeira dica que queremos passar hoje, é na verdade um procedimento: nunca saia de casa para ir pedalar sem antes dar aquela ‘testadinha’ nos freios. Principalmente se for uma bike que você nunca pedalou antes: emprestada de um amigo, bike de aluguel, ou que estava parada na casa de praia, etc.
Como Fazer?
É muito simples: suba na bike dê duas ou três pedaladas e acione os dois freios, dianteiro e traseiro. Claro, avalie a bicicleta. Se ela estiver com aspecto de estar parada há muito tempo, enferrujada etc., faça o teste mais de uma vez. Se a bicicleta estiver com os freios comprometidos, você vai perceber logo, então melhor não utilizar essa bike. Se estiver OK, vá com calma, testando aos poucos. Nunca desça um barranco ou ladeira sem antes ter testado os freios da bike!
Bom, agora outra dica, ainda mais básica, mas que muita gente não sabe: caso necessite brecar a bike repentinamente, NUNCA acione o freio dianteiro com força. Se você fizer isso, travará a roda da frente e correrá o risco de capotar a bike para frente. Você poderá ser catapultado dela. Apenas para sua referência, a alavanca do freio dianteiro está posicionada no lado esquerdo do guidão (o da mão esquerda). Isso não é à toa: a maioria das pessoas é destra, portanto, tendem a acionar o freio da mão direita com mais força. Anota aí!
Agora só por curiosidade, vamos deixar algumas informações abaixo sobre os tipos de freios mais populares que temos. A evolução das bicicletas foi notável nos últimos anos e os sistemas de freios não ficaram atrás.
Um tipo de freio com funcionamento bem simples composto por um cabo de aço que se divide em Y onde, cada um dos cabos, quando você aperta a manete, acionam simultaneamente as sapatas do freio contra o aro da roda. Esse tipo de freio cai em desuso nos últimos anos também por requerer muita força nas mãos para acioná-lo, além de possuir uma regulagem complicada.
O freio contrapedal se diferencia de todos os outros sistemas de frenagem de bicicleta por ser acionado pedalando-se a bicicleta para trás e não por acionamento de alavanca! Ou seja: você pedala a bike para frente de boa; mas quando pedala para trás, ela freia!
Por muitos anos, Freios V-Brake foram os mais tradicionais em bicicletas de MTB... Hoje em dia, freios a disco estão mais populares. Ah, e você saiba que ‘V-Brake’ é uma marca registrada da Shimano! Estes freios funcionam da seguinte maneira: ao acionar a manete do freio, o cabo de aço puxa as duas hastes do freio que são conectadas pelo cabo. As hastes então se movimentam em sincronia, pressionando as sapatas de borracha contra o aro da roda. Os V-brakes são muito eficientes e só perderam espaço para os Freios a Disco, que são uma evolução natural dos sistemas de frenagem.
Sistema de Frenagem utilizando-se rotores. Estes freios podem ser mecânicos (com cabps de freio) ou hidráulicos (com óleo mineral). Diferente dos freios de aro, esse freio utiliza um disco de metal preso no cubo da roda para realizar a frenagem. Ao acionar as manetes do freio, os cabos de aço, no caso dos freio mecânico forçam as pastilhas da pinça contra o disco, ou rotor, de freio. No caso do freio hidráulico, ao acionar a manete, o pistão no caliper do freio, empurra o óleo que faz pressão sobre as pastilhas de freio. Freios a disco são extremamente eficientes e de excelente modulação, vantagens de ter a frenagem no centro da roda e não no aro. Além disso, eles oferecem menor contato com lama e água e uma maior vida útil da roda.
Bom é isso. Agora que você já conhece um pouco mais dos tipos de sistemas de freios, não esqueça nunca de testar os freios da sua bike antes de sair para um rolê. Bom pedal!
#sempreshimano